Qual a diferença entre esmalte 3free e esmalte hipoalegênico?

Qual a diferença entre esmalte 3free e esmalte hipoalegênico? (foto Getty Images)

2012 foi um bom ano para as alérgicas a esmalte – várias marcas nacionais lançaram linhas de esmalte 3free pra gente não passar mais vontade.

Mas uma confusão muito comum (e eu confesso que eu mesma troco as bolas às vezes) é a diferença entre esmaltes 3free e esmaltes hipoalergênicos.

 

Esmaltes 3free são livres das 3 principais substâncias tóxicas e que tem o maior potencial de causar alergia: tolueno, formaldeído e dibutyl phthalate (DPB). É o que acontece há algum tempo com a Colorama e a Ludurana, e mais recentemente com outras marcas nacionais que eu mostrei aqui: Mohda, B.U., L’Apogée, Speciallità, as coleções mais recentes da Impala e da Risqué… bom, a lista é grande. No meu caso, que tenho alergia a formaldeído, eles estão liberados.

Esmaltes 3free causam alergia? Sim! Não são só essas 3 substâncias que causam reação alérgica. Muita gente tem alergia a outros componentes, até mesmo a determinados corantes, causando alergia apenas a uma cor específica por exemplo. Pode usar esmalte 3free quem tem alergia a tolueno e/ou formaldeído (meu caso) e/ou DPB.

Também existem esmaltes gringos que são 4free (livres também de Formaldehyde Resin, a resina do formaldeído) ou 5free (livres também de cânfora), mas o princípio é o mesmo. Quer dizer, até dá pra chamar nossos 3frees nacionais de 5free (mas não vamos complicar! haha).

 

Já os esmaltes hipoalergênicos são livres dessas 3 substâncias e de várias outras que têm potencial de causar uma reação alérgica – quantas outras substâncias varia de marca pra marca. Tudo o que traz hipoalergênico na descrição quer dizer que é formulado de modo a minimizar possíveis alergias. Os esmaltes hipoalergênicos mesmo (pelo menos segundo a embalagem) que já apareceram aqui no blog são os da Argento, da Derma Nail e da Eclat. Talvez a redução dos componentes permitidos é o que limita tanto as cores e acabamentos dessas marcas. Sem falar no preço. Impala e Risqué por exemplo, lançaram coleções 3free recentemente, mas ambas já tinham uma linha de esmaltes hipoalergênicos, bem mais caros e difíceis de encontrar.

Esmaltes hipoalergênicos causam alergia? Infelizmente, sim. Minimizar possíveis alergias não é garantia de não causar reação alérgica nenhuma.

No site da Anvisa tem um parecer muito interessante sobre o uso da palavra “hipoalergênico” em cosméticos. O documento diz que, para trazer esse título no rótulo, o produto precisa passar por vários testes. Além disso, os cosméticos são proibidos de trazer na embalagem a expressão “produto não alergênico”, simplesmente porque não há garantia disso pra absolutamente nenhum cosmético.

 

É errado dizer que um esmalte ou um cosmético é antialérgico, isso não existe! Antialérgico (ou anti histamínico) é o remédio que vai cortar o efeito de uma reação alérgica.

 

Eu sempre digo isso aqui no blog e não canso de repetir: em caso de alergia a primeira coisa que a gente deve fazer é consultar um médico especialista! Ele vai dar um exame pra descobrir quais as substâncias que causam reação, e a partir daí é só ler o rótulo de tudo o que a gente consome. Vai por mim, quando isso vira um hábito a gente se pega lendo rótulos automaticamente.

E se o seu médico foi meio vago no resultados dos exames ou se não se interessou muito pela sua alergia a cosméticos, troque de médico! Eu demorei bastante até encontrar uma alergista atenciosa e que não considera meus esmaltes uma frescura. Com saúde não se brinca!

 

É isso. Pra nunca mais ninguém confundir 3free, hipoalergênicos e anti-alérgicos.


   

16 comentários para “Qual a diferença entre esmalte 3free e esmalte hipoalegênico?”

Tatiana

Eu sou alérgica a cloreto de cobalto, essa é uma substancia que não aparece nas embalagens!
Quando tive a minha primeira crise alérgica, fui num médico que disse era alergia a esmalte e para eu parar de usar. Logo pesquisei e resolvi usar os 3 free, principalmente colorama e ludurana. Eles não dão uma reação tão forte quanto os esmaltes comum que só de sentir o cheiro eu já coçava toda. Depois de fazer o teste de contato e descobrir que é ao cobalto eu escrevi para todas as empresas de esmalte perguntando se contém ou não, pois a única que especifica é a derma nail..
Agora olha o nível do absurdo, como não contém na composição, a maioria diz que não contém (tipo, colorama, risqué e AH), já a ludurana respondeu que cobalto faz parte do pigmento dos esmaltes, então esmaltes coloridos raramente não vão ter.
Eu não a diferença entre hipo e 3free.. hahahah
Muito obrigada pelo post!

[Reply]

Kika Reply:

Uma vez eu ouvi dizer que o cloreto de cobalto é o pigmento azul, mas acredito que se for mesmo ele vá em praticamente todas as cores né? Um amarelo mais verdinho, um rosinha puxado pro lilás, tudo vai acabar tendo azul.

Alergia é um saco né? =|

[Reply]

Silmara

Olha, a Kika tb eh utilidade pública! rs Eu jah sabia a diferença, apesar de me pegar várias vezes usando o termo hipo pra produtos q naum saum, msm pq os próprios fabricantes nos enganam tb… Mas achava q soh a Eclat era hipo msm. Pensei q a Argento era apenas 3free e tinha minhas dúvidas sobre a Derma Nail. Agora naum sei sobre a Top Beauty. Mas aposto q a maioria das pessoas naum sabe a diferença, tanto q tem gente q usa ateh o termo anti-alérgico pra esmalte. Toda vez q eu lia isso aqui no blog eu ficava boba! Agora, uma coisa q pode ajudar as alérgicas eh hidratar bem a pele. Pq, nas semanas q naum passo creme nas mãos quase todos os dias, ateh esmalte 3free irrita a pele das mãos e pés, dando a famosa “dermatite de contato”. Pelo menos, nada de inchar a cara e entopir o nariz, quase fechando a garganta, como acontece com esmaltes comuns.

[Reply]

Kika Reply:

Outro dia passei o holo da Color Club, lindíssimo, mais lindo que da Nfu-Oh, e me deu uma baita coceira… tomara que seja pele ressecada como vc diz, pq estava ultra seca. Vou hidratar bem as cutículas antes de testar de novo, via ser uma judiação se eu não puder usar aquele esmalte.

[Reply]

Giovana

Kika, parabéns por este post!!!
Já vou divulga-lo para que as alérgicas e as que não são possam conhecer um pouco mais..
Sempre fico de fazer um post como este mas nunca faço…

ótimo!!!

Beijos!!!

[Reply]

Giselle

parabéns! estava tendo dificuldade de achar essa informação tão precisa para nós alergicas

[Reply]

Nelson Hermes Ghiraldini

Texto de utilidade pública. Grandes esclarecimentos. Parabéns pela iniciativa. Sucesso.

[Reply]

Pâmella Synthia

Eu sabia dessa diferença mas sempre usava qualquer termo shauhsauhsa
Poucos blogs se importam em mostrar essa diferença (que é muito importante), parabéns pelo post ;)

[Reply]

Lu Sayuri

Realmente, alergia é um saco!!! Eu nunca parei para pensar nessas duas diferenças! Por isso, que mesmo usando esmaltes 3Free, ainda me dá um pouco de alergia: coceiras infinitas nos cantinhos do nariz e pescoço! Vou experimentar um esmalte hipoalergênico! Parabéns pelo post, Kika!!!

[Reply]

Nana

super importante o post!

os termos 3free não tem valor nenhum para a anvisa… é apenas termo comercial

e como dito pra se utilizar o termo ‘hipoalergenico’ a anvisa exige todos os testes de segurança… iso torna o produto mais seguro

[Reply]

Priscila

Nossa, eu não sabia dessa diferença!!! Agora tá explicado pq os esmaltes da Colorama são 3free e não são caros como os da Derma Nail!
Parabéns pelo post, Kika!

[Reply]

flavia

a impala tem linha hipo ( e risque), cobram absurdos de caro por um esmalte q contem por exemplo dibutil, mesmo sendo hipo *_* como assim bial .. pelo menos tinha nas formulas sim. eu ja logo q vi q o colorama nao tinha nunca mais deu meu dinheiro pra hipo impala nao .

cobrar um absurdo por algo q nao deveria ter em sua formulacao e tem ? acho cara de pau dessas grandes marcas …..

[Reply]

renata lima

Olá, adorei as informações, há pouco mais de um mês me coçava q nem uma louca e depois de passar por 4 médicos descobriram minha alergia por esmaltes, nunca tive alergia de nadinha..mas agora…
E comprei o hipo da risqué, também me deu alergia, bem mais moderada, mas ainda me coço bastante, existe algum outro sei lá, que seja manipulado ou para quem tem alergia tbm do hipo?
obrigadinha

[Reply]

Kika Reply:

Olha Renata, quem pode te responder melhor essa pergunta é o seu alergista, porque ele vai avaliar o que te causa reação antes de te indicar um produto.

[Reply]

Priscylla

A muito tempo procurava estas informações.. muito bom seu blog, parabéns!!

[Reply]

Amanda

Os esmaltes Alergic Center s?o hipoalergênicos também e s?o ótimos! Eu super recomendo. Minha alergista me indicou e deu certo.

[Reply]

Deixe seu comentário:



Seu e-mail não será publicado





Meus outros blogs

ovelha-negra.org condomínio de blogs da @kikaluthor