Adeus, Esmaltes da Kika

Como já deu pra perceber, o blog morreu. Não vou publicar mais nada por aqui, mas o Facebook e o Instagram continuam ativos e sendo atualizados de vez em quando.

A vida da gente muda, os interesses mudam, e eu cansei desse mundinhos de esmaltes. Ainda tenho os meus, ainda compro vidrinhos novos (embora bem menos porque penso bastante antes de comprar qualquer coisa), mas meu foco, meu interesse - e meu dinheiro - estão agora no Cozinha da Kika, meu blog de receitas. Vocês podem acompanhar o Cozinha da Kika também no Instagram e no Facebook.

Patch test, ou teste de contato para alergia

Patch test, ou teste de contato para alergia (foto: Getty Images) Por causa da minha crise de alergia procurei um médico, e meu alergista resolveu fazer o patch test, ou teste de contato. Comentei sobre o teste no twitter durante o final de semana e não imaginei que tanta gente fosse me mandar DM e e-mail sobre o assunto, então resolvi fazer este post pra contar pra vocês como foi.

O teste é composto por fitas adesivas com vários pedacinhos de algodão, cada um com uma substância potencialmente alergênica. As fitas são coladas nas costas e devem permanecer um tempo ali, e pelos locais onde surgir uma reação dá pra saber o que vai causar alergia.

No meu caso, as fitas foram colocadas na sexta-feira e removidas na segunda-feira seguinte. Como eu já tinha feito esse teste em 2004, o alergista removeu do teste as substâncias que me causaram reação e que já sabemos que me causam alergia, como o formaldeído. Em compensação, ele acrescentou três cosméticos meus ao teste, que talvez pudessem estar me dando alergia.

Obviamente não sou eu aí nessa foto, linda magra e loura. Meu médico se aproveitou do meu tamanho avantajado e colou duas fitas que iam da nuca até um palmo acima da cintura. Kilômetros de fita hahaha

Se alguma reação surgir, a pele começa a coçar. Olha, não é nenhuma coceira insuportável e nem vai te causar um choque anafilático. Claro, não pode meter a unha onde estiver coçando pra não estragar a fita adesiva.

É um teste muito tranquilo. Talvez o único inconveniente dele é que, enquanto as fitas estão coladas, elas não podem molhar e você deve evitar qualquer coisa que cause transpiração. Se a fita molhar, os reagentes vão se misturar e o teste vai perder o efeito. Exercícios físicos não são exatamente algo importante dentro da minha rotina, então fiquei um pouco incomodada por não poder lavar o cabelo me enfiando debaixo do chuveiro. Claro, você pode ir no cabeleireiro lavar o cabelo, mas eu não sou muito fã de salões de cabeleireiro no geral.

Dá a impressão de que as fitas vão descolar, mas não descolam. Claro, você não vai sair fazendo movimentos bruscos, mas não precisa tomar cuidado na hora de dormir nem nada. Alguns medicamentos devem ser evitados nesse período, como por exemplo remédios para alergia, mas aí é questão de conversar com o médico sobre eles.

Gente, este post é pra matar a curiosidade de quem precisa fazer o teste e não sabe como ele funciona. A Internet não é médico, e nada do que eu disse aqui substitui uma boa conversa com o alergista de vocês, ok?

* * *

Bom, meu teste deu negativo ¬¬

Por um lado é bom porque nenhuma alergia nova surgiu. E aparentemente, não é dos esmaltes e nem dos meus produtinhos querido para as cutículas, um alívio. Por outro lado, ainda não tenho certeza do que me causou essa reação (que piorou bastante na semana anterior ao teste). Agora eu parti pra uma dieta, cortando alimentos que talvez possam me causar alergia. Vamos ver no que dá.


   

52 comentários para “Patch test, ou teste de contato para alergia”

|BIA NICASTRO|

Espero que melhore. Ainda bem que não descobriu algo novo. Saude pra vc!

Maria Antonieta Nobre

Oi, Kika, tudo bem?!
Descobri a pouco tempo minha alergia a esmaltes e, claro, o seu blog!
Fiz esse exame com o path e constatou minha alergia GRAVÍSSIMA a folmaldeído, tolueno e… METAL!
Isso mesmo, metal!
Se você tira a cutícula com alicate, usa brincos, anéis, pulseiras. qualquer coisa desencadeia essa alergia!
Não sei se no seu exame foi feito o de metal, mas vale a dica!
Melhoras pra você e, fica tranquila que logo, logo descobrem o que é!

Kika

Sim sim, alergia a níquel. Eu tenho. Não posso usar bijus, preciso tomar cuidado pra não segurar chaves e moedas muito tempo, não posso usar roupas com detalhes em metal… mas eu sou tranquila com acessórios, gosto de muita coisa plástica então essa parte da minha alergia é sossegada pra mim.

flavia paulino

nossa … q coisa hein . mas o teste tu so fez pra cosmeticos nao fez pra alimenticio nao ?

nossa eu nunca q ia pensar em ´lavar cabelo em salao´ nunquinha, =P tanque de lavar roupa, pia … é o que há. cansei de lavar cabelo assim kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

to no aguardo de uma ´resposta pro seu problema ´ =/

boa sorte =D e saude aew =D

Alexandrita

Oi Kika, tenho alergia a tudo e mais alguma coisa, em Fevereiro eu fiz esse teste aí e dessa vez reagiu a uma coisa que existe em várias coisas kkkkk, não tenho alergia a esmalte mas a esmalte verde sim, engraçado. Mas melhorei mesmo quando fiz o teste de inalantes e alimentos e descobri que sou alergica a amendoim e companhia, olha eu vivia 24h por dia com alergia e estava piorando cada vez mais e era dos chocolates e sorvetes, eu nunca saberia se não fosse esse teste

Giovana

Eu fiz o teste, mas o ‘querido’ médico esqueceu de colocar a fita de teste cosmetico.. ai na minha tinha só os padrões.. e eu pratico esporte, não posso recolocar agora, mas ao q tudo indica, minha alergia é dos vidrinhos mesmo.. ainda estou meio triste por isso, mas vamos ver né.. Assim q der, volto e refaço..

Beijo!!

Kika

Pela minha cabeça nem passa lavar o cabelo no cabeleireiro, o médico que me disse isso… magina, pra voltar do salão eu preciso pegar uma ladeira que ia me deixar toda suada hahahaha

Pra alimentos o teste é sanguineo, mas como eu tenho alergia a níquel ele mandou cortar todos os alimentos que contém esse metal. Feijão, soja, brócolis. Castanhas. Cacau. Tô morrendo de desgosto.

Letty

@Kika,

Nossa, eu tbm tenho alergia a níquel e não sabia desse fato dos alimentos.. pedirei um teste desses pra minha alergista.

Essa semana eu fiz: morango, kiwi, cereja, carne suina e frutas vermelhas em geral.

Semana q vem sai o teste, mas as frutas vermelhas são uma certeza, minha garganta fechou a ultima vez. Ela explicou q não é da fruta em si, mas como o organismo reage a uma substancia x (q nao lembro o nome) q essas frutas liberam.

Triste né? Principalmente pra viciada em melancia aqui… =/

Kika

Então, pelo que eu entendi a alergia a níquel em alimentos é bem rara. Na verdade é uma suposição do médico, ele quer que eu corte tudo por 30 dias pra depois ir voltando aos poucos e ver se é isso mesmo. Eu ainda tenho esperança de que a alergia pode vir de algum cosmético. Melhor cortar aquele creminho milagroso pro cabelo do que cortar cacau e castanhas.

Aline Louize

Só pra desejar melhoras, e que no teste alimentício vc tenha sorte!

=D

Ana Emília Paulo Aires

Ah, eu fiz esse teste mês passado!
e descobri que sou alérgica ao formaldeído e tolueno :( e às outras coisinhas que amo
mas têm os esmaltes Colorama e Ludurana pra me salvar :)

beeeijos!

Kika

E ainda te dá uma ótima desculpa pra comprar esmalte importado xD

daiena

oi kika.
e a ovo, vc tem alergia???????
pq meu irmão tem, mas ñ é bem do ovo e sim dos conservantes q contém na ração q é dada as galinhas. qndo ele era menor, ñ podia comer quase nada de bobagens tipo chips, chocolate.
hj, ele come só ovo de galinha de quintal, tratada com milho. se comer outro ainda saem umas bolinhas. nem vacina da gripe ele pode tomar…imagine. bju flor

Rose

Espero que melhore, alergia e uma coisa muito chata. Quando eu fiz esse teste, (tá não é nada insuportável, mas é bem chatinho) pra tirar a cisma que eu tinha levei um esmalte OPI, que eu achava que não causava alergia. Um doce pra quem adivinhar a única substância que causou alergia. É uma ótima desculpa pra comprar importados, mas tem a resina de formol que temos que ficar atentas.

Roberta

Já fiz esse teste, mas não deu alergia a nenhuma das substâncias. Fiz quando tive minha primeira alergia desse tipo dermatite de contato, inclusive a minha médica incluiu os desodorantes que eu usava na época. Como não deu reação a nada, até hoje não sei o que causou a reação.

Tenho muitas alergias respiratórias. Meu teste prick deu uns níveis bem altos.

Espero que você melhore logo! Crise alérgica é muuuito ruim!!!
Beijão.

Kika

Ovo não tenho não, mas por causa dos medicamentos que a poodle da família toma, se ela me der uma lambida a pele fica irritada na hora.

Kika

E fora que quando a gente compra, nem sempre tem a composição pra saber né? Quanto OPI e China Glaze que eu já não comprei e não pude usar…

Rose

@Kika, Também tenho uma meia dúzia de OPIs e um China Glaze que não consegui me desfazer ainda, ficaram pra eu admirar, os outros esmaltes não hipo que tinha doei.

Maby

Ai Kika, espero que vc consiga encontrar uma solução rapidinho…pq é muito ruim depositar as esperanças em um teste e dar negativo, né? O ódio!

Marcela Mofati

Nossa Kika! que chato =( de repente é alergia a algum metal que compõem o esmalte né. Eu vou fazer esse teste pra coisa ainda pior kkk! couro, plastico e borracha! pq tenho alergia a muitos calçados. Esmaltes não =) !Posso fazer as unhas sempre com os esmaltes comuns. Acho que vou pedir para o alimenticio também. principalmente lactose =(
Um grande abraço

Carla César

Eu tenho alergia (dermatite de contato) de maquiagem e cosméticos para pele. Tenho q cuidar perfumes e outras coisas que sejam de contato com a pele, mas por incrível que pareça, esmalte uso qualquer um e não dá nada!
Mas sabemos como são runs estas alergias!
Sorte nos seus resultados e que tudo fique bem logo!
=****

Juliana Aquino

Melhoras, Kika, espero que descubra o que te deu reação…
Muito legal qdo a gente faz o teste e nada dá alergia, mas vc usa os produtos e aparece de novo.
Fiz o teste mês passado e só apareceu a niquel, fui toda feliz usar esmalte e meus dedos incharam depois de 05 minutos. Tentei depois de 02 dias os mesmos esmaltes e nada! Agora qdo uso, depois de uns 4 dias, meus dedos coçam e começam a inchar de novo. Vai entender…
Vou marcar outro teste pra tirar a dúvida.

Rose

@Juliana Aquino, Oi Juliana, você tira cutícula, usa alicate? Se sim, pode ser alergia ao alicate de cutícula que tem níquel na composição. Boa sorte.

Juliana Aquino

@Rose, Pior que não, Rose, parei de tirar há 6 meses, acho que foi algum componente do esmalte que passou batido mesmo. :(

Aline Mª

Nossa, é muito difícil mesmo descobrir o que causa a alergia. Preciso urgente fazer este teste pois emaltes Hipo como da risqué ou mesmo da Impala que eu já usava estão me causando alergia. Os tranparentes são os piores. Muita força pra vc espero que descubra o quanto antes!!!beijão

Rose

@Aline Mª, Quando minha alergia apareceu tentei usar risque hipo também e não adiantou, me deu alergia.

Cinthia

Oi Kika!
Seu blog é meu alento, hehe!
Quando descobri a alergia ao cloreto de cobalto vi direto aqui!
A minha alergia do contato não está controlada totalmente, pois o meu rosto continua sempre muito vermelho…mas ainda bem, nunca mais tive crises.
Vou refazer meu pacth teste em agosto, e também vou levar meu produtos de rosto, cabelo e manicure para saber se algi neles está me dando alergia e que não foi detectado, já que o cloreto de cobalto é uma substância de difícil indentificação nos cosméticos.
Hoje em dia eu voltei a usar todos os meus esmaltes e o único antialérgico que uso é a base da alergoshop que claramente não tem CC.
Uma coisa interessante é que minha alergia Vai toda pro rosto…porém, na época eu suspendi tudo quanto foi tipo de cosméticos. É muito difícil se alérgica ao CC porque, diferente de outros alergênicos, ele não vem descrito nas embalagens dos produtos… A gente só supõe que tem.
Um beijo, boa sorte prá nós.

CLAUDIA PEREIRA NEVES

Oi kika,tdo bem?]Axei mto interessante vc expor esse assunto entrei realmente,pra saber das reaçoes pq eu tb estou fazendo esse teste e começou me da umas coçeiras ai eu nao sabia s era normal ou nao,mas ja que é fiquei feliz espero saber logo o resultado.No meu caso é pra saber reaçao sobre medicamentos.
Ja em relaçao a sua saude vale a pena sim ter uma alimentaçao balanceada e praticar exercicios ajuda mto no condicionamento fisico.bju prazer,melhoras

cintia abreu Cardoso

Por favor, eu queria muito saber o valor deste teste, o meu medico me aconselhou e queria saber se é muito caro!! Obrigadaa *:

Kika

Meu plano de saúde cobriu, Cintia.

cintia abreu cardoso

aa seii, mas o preçoo mesmo vc nao sabe?

Ana Carolina

Eu tive uma reação alérgica depois que usei um secante de esmaltes em plena véspera de ano novo. Fiquei com manchas horríveis na mão.
Estou fazendo o teste de contato. Acabei do colocar os patches. Senti um calorão, algumas coceirinhas e depois ficou frio. Agora, ainda tem umas coceirinhas mas nada absurdo.
Será normal isso??

Kika

É normal sim, o meu último teste incomodou um pouco e depois acabou nem dando positivo pra nenhuma substância.

Martha Mantega

Compro meus esmaltes nas lojas de produtos para alérgicos – alergohouse, Eles também tem um produto para testar se a biju ou qualquer metal tem níquel e se tiver vendem outro produto que “impermabiliza” – não sei se funciona com alicate de unhas, mas é ótimo para bijus.
bjs

Meire

@Rose, Acabo de experimentar um OPI e estou com o rosto todo inchado, descascando e coçando. Me deu uma alergia pior do que os baratinhos nacionais. :(

Rose

@Rose, Que tristeza Meire, o pior é saber que a marca é excelente, tirando o fato de ter resina de formol, espero que melhore logo

Luciana Mathias

É bom saber que tem mais gente para compartilhar informações desse tipo. Tô com uma alergia no rosto não sei a que. Estou para fazer o patch test esse mês. Meio receosa de ser esmalte ou algum cosmético que costumo usar, mas vamos ver no que vai dar. Bjs

Camila

Eu coloquei as fitas nas costas hoje, tá coçando bastante. haha Tudo começou quando eu passei o Glacial da Big Universo. Abriu umas feridas no meu queixo, minha boca inchou, a pele do rosto ficou áspera, rachada e descascou. Eu tinha usado também aquele roxinho perfumado da Lorena pela primeira vez, então não faço a mínima ideia do que me deixa alérgica :( Também torço para que não seja o esmalte. Beijos!

Patrícia

Boa tarde meninas,

fiz o teste essa semana e sou alérgica a irgasan e sulfato de níquel. Alguém perguntou o valor do teste. Bom sem convênio, eu paguei 120,00 pelo padrão e 80,00 pelo cosmético, ou seja 200,00 no total. É meio chato pq não se pode tomar aquele banho gostoso, não poder molhar as costas né.
Na verdade eu achei que ia dar positivo em quase td, pq quando colocaram as fitas com as substâncias, no mesmo dia começou a ficar td com manchinhas de sangue e poucos ficaram brancos. Sem contar q coçou bastante. Enfim, alergia é um saco.
Bjoss

Brena

Nossa… vc achou que não era nenhuma coceira insuportável pq seu teste não deu nada.
Quando eu fiz, achei que fosse morrer com uma coceira INSUPORTÁVEL e quando tirou as fitas, até o próprio médico ficou espantado com o “tamanho” das reações.
Tive reação a 8 componentes.

Carlynha Sousa

Boa tarde querida, vou fazer esse teste na segunda-feira, quais foram as recomendações passadas a vc? pq tipo a secretaria la do medico disse q eu nao podia nem levantar os braços :-S e de acordo com todos os artigos que li, nenhum fala sobre isso, somente para nao molhar.

Kika

Pra mim foi só não molhar o local e ficar sem tomar remédios anti-alérgicos uma semana antes de colocar o teste. É tranquilo.

Herica Kelly Kramer

Oi Kika! É um prazer falar com você! me identifiquei bastante com muitos comentários que li. Estou sofrendo com uma alergia nas mãos e axilas que me persegue desde o início de setembro de 2012! Desde o início suspendi desodorantes, perfumes,cremes hidratantes, sabão… Já gastei tanto dinheiro tentando descobrir e tratar essa alergia, mas nada funcionou definitivamente! Fiz o tal teste alérgico (do adesivo nas costas). Deu positivo para Perfume Mix, Parafenilenodiamina e principalmente Formaldeído. Aboli um monte de coisas; até mudei a alimentação, retirando por um tempo o glúten, a lactose, o açúcar e a cafeína, o que me trouxe benefícios, mas não no quadro alérgico! Busquei uma segunda opinião, de outra alergista, e perguntei se não poderia ser alergia alimentar, ao que ela me sugeriu repetir o mesmo exame Teste padrão + cosméticos / 10 substâncias, teste cutâneo de alergia alimentar e teste cutâneo de alergia a inalantes. Será que dessa vez será desvendado esse mistério? E você, como tem lidado com sua alergia?

Kika

Leite é uma coisa que eu descobri que faz mal pra minha alergia de pele, mas não consigo ficar sem, principalmente no frio.

Você já reparou se a sua alergia piora quando você fica nervosa ou ansiosa? A minha eu acho que fica, mas não sei se acabo comendo mais porcarias quando tô assim e a alergia acaba vindo da alimentação.

Bernardete Baronti

Vim procurar saber como funcionam os testes e me deparei com seus esclarecimentos.
Às 15:30 h desta segunda farei testes nas costas. Quarta e sexta retornarei ao consultório. Depois conto como foi.
Saudações.

Kika

E aí, Bernadete? Como foi seu teste de contato? Conta pra gente!

Karin Fevereiro

Estou com o meu teste nas costas, coloquei hj de manha, é ruim demais, desculpe talvez eu devesse encorajar mas o meu ta ardendo muito. Nao consigo esquecer que eles estao aqui . Sao 3 bandas com 10 componentes cada uma , porem duas estao me deixando doida, uma arde e outra coça. Dia 11 faço o cutaneo . Ja sei q sou alergica a 27 tipos de alimentos, entre eles leite , ovo , soja , estou com dieta de exclusao de glutem , eu sei que me lasquei !! e vamos e vamos.

Julia

Olá Kika,
O teste foi realizado pelo médico?
Fiz o teste e estranhei o fato dele só aparecer para assinar a laudo. Todo o procedimento foi feito pelasecretaria dele.
Obrigada

Kika

Se ele pelo menos analisou como a sua pele ficou quando tirou o adesivo, acho que não tem tanto problema. Quando eu fiz a secretária do médico montava os patches, ele só colava e tirava dias depois.

Ana Lucia

Olá Kika.
Estou com o teste nas costas, vou retirar amanhã. Tive as reações mas é tudo tranquilo. Assim que sair o resultado te conto.
Bjs

Luciane

Olá pessoal, tbm tenho alergia a sulfato de niquel, e estou com problemas para encontrar um alicate de unha que nao tenha essa substancia!… alguns dizem que tem que ser o de titanium porque ele é 100% feito se aço inox, outros dizem que tem que ser de aço inox… sera que o de aço inox tem alguma quantidade de niquel? Pois ele eh bem mais barato do que o de titanium… alguem sabe me dizer qual eu compro?


Meus outros blogs

ovelha-negra.org condomínio de blogs da @kikaluthor