Adeus, Esmaltes da Kika

Como já deu pra perceber, o blog morreu. Não vou publicar mais nada por aqui, mas o Facebook e o Instagram continuam ativos e sendo atualizados de vez em quando.

A vida da gente muda, os interesses mudam, e eu cansei desse mundinhos de esmaltes. Ainda tenho os meus, ainda compro vidrinhos novos (embora bem menos porque penso bastante antes de comprar qualquer coisa), mas meu foco, meu interesse - e meu dinheiro - estão agora no Cozinha da Kika, meu blog de receitas. Vocês podem acompanhar o Cozinha da Kika também no Instagram e no Facebook.

Alergia, rótulos e formol na composição de um creme que eu não esperava

Creme de Tratamento Intensivo Power Nazca Um hábito que eu tenho desde que descobri a alergia é ler os rótulos dos produtos na hora da compra. Mas com o tempo fui acustumando com marcas e tipos de produtos que não contém formol na composição como por exemplo o condicionador. Nunca vi o tal do formaldehyde nos condicionadores das marcas que eu estou acostumada, nem nos cremes de tratamento intensivo. Então eu simplesmente não leio mais o rótulo (shame on me).

Só que essa semana eu tive uma crise de alergia nova. Foi bem leve, mas a coceirinha no rosto foi suficiente pra atrapalhar meu sono 3 noites seguidas (aí calcula o humor como ficou super bom). Por causa dela voltei a ler rótulos, e pra minha surpresa descobri que o creme de tratamento intensivo da linha Power da Nazca tem formol na fórmula!

Clique aqui para ver a composição do produto. A foto está ruim porque minha cam não tem macro e eu estou sem scanner, mas dá pra ver bem o formaldehyde ali.

Ganhei 4 sachês na Beauty Fair – dois Explosão de Brilho (o rosa) e dois Complexo Multivitamínico (o verde). Essa linha não é específica para alisamento nem nada do tipo. Na verdade esse creme é bem famoso por (dizem) ser muito bom. E não é dos mais baratos inclusive. Se eu tivesse comprado sem olhar o rótulo estaria extremamente brava a essa altura.

Não tô querendo sabotar os produtos da Nazca com esse post! Claro, pessoalmente eu acho extremamente errado o formol aparecer na composição de qualquer cosmético, pelos efeitos que ele causa à saúde, mas escrevi esse post pra lembrar as alérgicas da importância de fazer o teste pra saber o que vai causar reação, e assim ler rótulos e evitar produtos que vão fazer mal à nosssa saúde.

Mesmo sendo um saco ler as letras tão pequenininhas, ser alérgica é passar o resto da vida lendo rótulos. Eu mesma tinha me esquecido disso.


   

40 comentários para “Alergia, rótulos e formol na composição de um creme que eu não esperava”

Luciana Fuster

Olá querida, sou farmacêutica e vc sabe tão bem quanto eu que ler o rótulo de qualquer produto antes de adquirí-lo ou usá-lo é fundamental, independente de serem alérgicas ou não. Só que infelizmente, as pessoas não atentam para isto.Precisamos mudar essa cultura no nosso país.
Informação nunca é demais, o problema é que nunca temos tempo e pra ajudar as letras são minúsculas.
Bjuuuuus

Agislânia

Ler rótulo é bem coisa de alérgica mesmo e falo por experiência própria. Tenho alergia a côco e já me livrei de muita roubada por ler rótulos, tanto de produtos como de alimentos (o pior é comer em algum lugar e sempre ter que perguntar, mas fazer o que né). O pior é quando a gente deixa passar e se ferra por não ler o rótulo; tem uma crise e ainda perde o produto. Já até perdi dinheiro comprando em revista pq não tem esse tipo de informação… coisa que raramente a gente encontra até nos sites das marcas. Um erro que na minha opinião precisa ser corrigido logo.

flavia paulino

@Luciana Fuster, opa vc é farmaceutica nao pode dar uma luz ?
opsulfonamide , tosylamide epox resin sao derivados de formol tb nao ? tipo pra confirmar …
e o ethyl tosylamide ?

abcs

Kika

Ter a composição dos produtos deveria ser lei pra todas as lojas online.

Mas e as composições vagas, tipo “fabricado na mesma máquina que processa amendoim” ou “pode conter mica”? Tenho uma raiva disso…

Sumaia

KIka… olha só… não sei vc mas minha alergia não eh ao formol mas sim na forma molecular de aldeídos! Tanto q como enfermeira tive bastante contato com formol..e tb jah fiz várias progressivas nessa vida.. rss Então, sei lá.. mas eu acho q as pessoas q são alérgicas a esmalte naum necessariamente serão alérgicas ao formol!
Ainda tem o seguinte… eu já tive alergia a um creme e a um sabonete q não tinham nem formol nem tolueno, mas tinham uma outra substância na forma de aldeído q me causou alergia! Um bom exemplo.. já usou cola de E.V.A.? EU me empolo inteira.. aldeído em td!

;) Bjos!

Kika

Menina!!! Você leu meus pensamentos!!!

Assim… a alergia que eu tive essa semana foi a sabonete líquido. Fui ver na fórmula e tem um aldeído lá. Aí eu lembrei de um desodorante que me deu alergia, e o mesmo aldeído estava nele. Eu até já estava escrevendo um outro post, mas fui ver no resto dos meus cosméticos e o desodorante que eu uso todo dia também tem esse aldeído, mas nunca me deu reação nenhuma. Fiquei na dúvida então deixei o post pra depois.

Mas são alergias diferentes. A minha alergia de formol (dos esmaltes) me deixa com a pele manchada. A reação a esse aldeído foi só coceira local.

mari m.

realmente, ler os rótulos é mt importante pra quem tem alergia.. já vi mt gente passando mal, por não saber a composição do que usava e/ou comia..

mari m.

Sumaia

@Kika, Então.. a minha tb apresenta sintomas diferentes… ao aldeído com formol mancha a pele e deixa meu olho com algo tipo uma “casca”… qndo eh só outro tipo de aldeído eu só fico com coceira tb!

;) Agente vai aprendendo!rs… em breve teremos um “pode ou não pode e pq? !” Bjos!

flavia paulino

@Kika, e qh o feito na mesma maquina balblablalb é pq tem pessoas q tem alergia ao leite. e nao podem comer nada nem com TRAçOS por ex. de leite .. ou sei la amendoim .. dai .. qdo vem essa informacao ja subentende q tem tracos .. pq tipo eles batem na mesma maquina .. nao limpam, de modo q fique ´esterilizada´ .. né … tem q ter senao monte de gente ia sofrer com umas alergias braba tb rs

flavia paulino

@Kika, que aldeido é esse ?

essa semana usei colorama … e nao deu nada semana passada ainda me cocei … resolvi usar ate a nutribase … q tinha abolido. mas resolvi usar pq minha unha tava podre de fraca .. e .. Nao me cocei … deveria ta muito sensibilizada .. ou entao é algo como aakeles contem CI numeroblablabla…. alguma coisa de esmates por ex. roxo ou azul .. pq usei dois nessa sequencia e agorato com o conhaque … =/ estranho viu ..

Kika

Ah sim, é a mesma coisa dos esmaltes. Mas e pra saber se a quantidade de “traços” é suficiente pra te dar alergia ou não? Só experimentando? =P

Kika

Aldehído hexil cinamíco. Sinceramente espero que não seja dele, porque eu tava lendo os rótulos de sabonetes e desodorantes no supermercado e é difícil achar alguma coisa que NÃO tenha isso aí.

Cuticulando

Oi Kika!
Eu entendo vc…..a gente tem mais coisas pra fazer além de ler rótulos, né? Lemos uma vez, e guardamos a informação. Daí pra frente vai no automático: “esse produto pode, esse não!”. Mas a gente mora num país onde as lei não são lá muito levadas a sério, então não temos como escapar: é ler os rótulos de todos os produtos…inclusive aqueles que estamos acostumadíssimas a comprar, né? É isso, ou vamos estar sujeitas a entrar em contato com substancias que além de nos fazerem mal são proíbidas.
E eu acho que mesmo que vc não tenha comprado o creme, e sim ganhado, vc tem TODO o direito de ficar brava…..o fabricante é que, na minha opinião, deveria dizer no rótulo (em letras bem grandas – tipo aquelas que avisam CONTÉM GLUTÉM) que o produto leva formol…..Já imagibou se a reação alérgica que vc teve tivesse sido grave????
É isso!
Espero que vc esteja melhor!
Beijos

Mari

Janaina Paulino

Olá!!!
Ano passado quando estava pranchando a cabelo da minha amiga senti uma coceira na garganta que desencadeou uma tosse acompanhada com falta de ar, nunca na vida tinah tido isso. Esse ano aconteceu a mesma coisa, só que foi com 2 horas depois, e a crise foi muito mais forte, os sintomas foram, queimação nas narinas e uma forte falta de ar atemorizante, tomei antialergico, o que muito pouco aliviou. Resultado, 3 dias consecutivos de falta de ar, acompanhada de 1 semana resfriada. Me disseram que era alergia ao formol, mas como falou a Sumaia pode ser um aldeído, vou fazer um teste alergico.
Amei esse post.
Beijos!!!!

Nathy Carvalho

Eu acho que já esta mais do que evidente que formol faz mal a saúde.
Tantas reportagens por ai vem mostrando a falta de consiência das pessoas que usar formol além da conta, em clientes que chegaram a perder seus cabelos devido a alergias e irresponsabilidade dos profissionais.
Na minha opinião deveria estar informado no rotulo do produto em letras bem grandes na frente(que é onde todos nós olhamos) que o produto contém formol.
Eu não tenho o hábito de ler e se algo acontecesse comigo eu processaria a empresa.
Eles não podem sair por ai colocando formol em suas formulas sem estar muito bem informado em seu rótulo. Pega alguém desprevenido.
Isso pra mim é irresponsabilidade do fabricante.
E se eles colocam bem na frente do rótulo muitas pessoas deixariam de comprar por medo, ta ai uma das explicações por eles não informarem.
Já fui imprudente e usei formol por um bom tempo nas unhas, ele me fazia muito mal mais eu usava mesmo assim.
Me arrependo pois minhas unha ficou inteira branca e depois esfarelava. Por conta disso tive toquinhos por um ano, ela não tinha força para crescer.
Precisamos prestar bem atenção em tudo, para não prejudicar a nós mesmos.
Eu ficarei mais atenta depois dessa.
Beijos.

Bárbara Cassiano

Oi querida! Quero dizer que estou sempre por aqui vendo seu blog, queria que tivesse post todo dia, kkkkkk, mas eu entendo que não tem cabimento né, passar cada dia um esmalte, mas é que adoro muito suas dicas, e amo os esmaltes que vc indica!

Por falar neles, não resisti e comprei o Jeans ( que está louca a procura), Melancia, Dourado Metálico e o Gelo(pq tava louca por um cinza, apesar dele ser um cinza claro, rssrs).

Lia Maura

Kika o desfrizante RAVOR da mesma marca nazca, também tem formol.
Nunca mais comprei produtos desta fábrica depois que descobri isto.

Kika

Sério? Vou passar longe da marca toda então. Se bobear até shampoo deles tem formol ¬¬

Paulla Caldas

@Cuticulando, o toluol e o formol não são proibidos no Brasil, somente no resto do mundo por ser cancerígenos… Mas no Brasil a Anvisa não se importa se a gente ficar com câncer não!! Desde que nossa unha esteja bonitinha e pintadinha… Rsrsrsrs

Julia

outro dia eu fiquei chocada com um sabonete anti-acne que minha DERMATO (!!) me passou e quando eu fui ler o bendito rótulo TINHA FORMOL!! como assim?? até em sabonete? desde então eu leio TUDO que eu compro… eu fico parecendo maluca na frente das vendedoras lendo os rótulos das coisas mas é melhor do que ter uma reação alérgica!
ah e eu quase não vou a salão de beleza por causa da falta de ar que eu sinto quando entro neles! tenho uma moça que vem em casa e faz td pra mim, senão eu morreria com choque anafilático lá no salão ahaha

Amanda Gabriela

Nussa! Que raiva heim, Kika!
Cara, eu tive uma alergia feia por usa um desses sachês de creme de hidratação da Niely Gold! Meu olho inchou até o0

Mas é isso aí,
valeu pela dica.
Eu não custumo a olhar os rótulos de cremes não.. mas vo passar a olhar!

BJooos

Juliana

Kika, além de alergia a esmaltes, também tenho alergia a tinta de cabelo…
O pior: já estão aparecendo uns fiozinhos brancos na minha cabeleira!
Você conhece alguma tinta que não dê alergia?

Em relação aos esmaltes, faço a festa na linha de hipoalergênicos da Impala, e os da Revlon também não dão alergia!!
Esses dias comprei um esmalte da Chanel para experimentar, e tive reação alérgica… :(

Uma boa semana pra ti!

Beijo!

Kika

Alergia a Chanel é dureza hein! É caro pra caramba. Quer dizer, quando não me dá alergia eu não ligo de pagar caro num esmalte, mas gastar dinheiro numa coisa que você não vai poder usar é dose.

De tinta de cabelo eu não manjo. Eu era total ruiva de farmácia, mas quando descobri a alergia a formol meu alergista mandou eu parar de pintar o cabelo até realmente precisar. Na Alergo House tem uns produtos pra cabelo, será que algum deles te serviria?

Silmara

@Kika, Olha, existem tintas pra cabelo sem formol, mas, pelo que sei, tem chumbo, o que é muito pior: se acumula no organismo e leva até um ano pra sair. É por isso que quem se tatua não pode doar sangue nesse período, pois a tinta tem chumbo.

Kika

Formol acho que não aparece nas tintas… o que causa alergia é geralmente a amônia… mas realmente chumbo é bem complicado, já ouvi casos de gente que fez tatuagem e teve reação alérgica. Imagina?

Silmara

@Kika, Ah, me desculpe… O que eu quis dizer mesmo foi amônia, que é o que mais causa alergia às tintas comuns. Como o post era sobre formol, me confundi!

Tânia

Oi, estou com uma alergia na pele e respiratórioa tbém, até então achava que era a medicamentos, mas pelo que percebo não.
Faço artesanato em E.V.A uso col super bonder e cola de E.V.A, poderá ser a cola que está me dando essa alergia?
Se puder me responder agradeço.

Kika

Pode ser sim, Tânia, mas o ideal é procurar um médico alergista, que é a pessoa especializada no assunto.

Silvia

E eu que outro dia fui toda feliz experimentar um blush nas costas da minha mão. Depois que passei o ditocujo pedi para a vendedora a caixa para verificar a fórmula e eis que o desgraçado tinha o maldito acrilato! Foi o tempo de pegar o antilalérgico na bolsa pq já estava com placas vermelhas pelo rosto e braços!

A gente esquece mesmo, é normal, e olha que eu sou a chata que tem que perguntar no restaurante tudo o que leva no prato e em que óleo é feita a comida =D

Beijos!

Kika

Alergia a comida é a mais chata que existe né? Eu adoro pão integral, mas são pouquíssimos os que eu posso comer porque quase todo pão com grãos tem linhaça no meio ¬¬

Silvia

@Kika, Eu tb não posso comer linhaça! =)

Beijo!

bell

Oi,

final do ano passado passei por um sufoco grande, tenho cabelos crespos e sempre fazia alisamento simples de raiz com produtos que considerava fraco. Mas aí resolvi experimentar a famosa marroquina. Assim que a menina começou a aplicar passei mal, mandei imediatamente ela lavar meu cabelo. Foi só o tempo de chegar em casa, comecei a passar mal e fui para o hospital quase perdendo os sinais vitais. Foi muito sufoco! Hoje tenho reação a tudo, esmaltes, perfumes, maquilagem, produtos de limpeza, estou me recuperando aos poucos, mas minha auto-estima nem sei se tenho mais. Acabou com minha vaidade …

elaine

eu usei um gel da avon clearskin para limpeza e acabei com minha pele ta toda vermelha e descascando, fora a coceira não para de pinicar horrível não sei o que eu faço…

Valéria

Kika,
eu tenho alergia a dióxido de titânio, CI 77891. Se você conhecer ou descobrir algum esmalte que não contenha esse produto poderia me avisar?? Eu sou completamente frustrada porque não posso usar nem base. Estou fazendo um teste com a nutribase, da Avon, que não tem esse componente na fórmula e tem dado certo. Mas, apesar de ser melhor base do que nada, como foram os meus últimos 40 anos, não tem “charme” nenhum unha sem cor… Obrigada!

Valéria

Ah, eu me enganei no meu comentário de ontem, a nutribase que estou usando é da Colorama…

kethylly

eu fiz progressiva q contem formol faz 2 dias, e meu olho ta inxado,vermelho,lagrimejando e eu to cm uma coçeira terrivel no corpo td. por favor m ajudem!! oq eu faço? obg

Kika

Procura um médico AGORA e nunca mais faz progressiva.

Lia

Há mais ou menos 1 ano e meio estou usando kerastase. Parei de fazer escovas com formol.

Apareceu uma coceira no couro cabeludo desde então. Será o Kerastase? A coceira tem mais de 1 ano, já usei cetaconazol e mesmo assim ela volta.
Obrigada.

Kika

Olha, Lia , te aconselho a procurar um alergista e fazer um teste pra tentar descobrir o que pode ser.

Lena

@kethylly, fiz progressiva em julho, três meses após ter feito uma tattoo colorida que estava terminando de cicatrizar, após uma semana da progressiva comecei a perceber olhos e boca inchados, descamação e vermelhidão das pálpebras, desenvolvi também alergia a esmalte, inclusive base que mesmo não querendo é preciso usar já que trabalho com o público e não posso ficar com unhas mal cuidadas; os inchaços e coceira se estenderam pela tatuagem, mas somente no pigmento “rosa chiclete”, já estou tratando a 4 meses e somente agora após muitos remédio tem havido alguma melhora, mas mesmo assim permaneço sensível a esmaltes, perfumes e a parte rosa da tatto ora fica melhor e quase sem coceira/inchaço, ora fica pior. Descobri aqui que pode ter havido alergia ao dióxido de titânio (pigmento branco que compõem o rosa) ou esta ter sido potencializada pela progressiva “sem formol” ?! (marca FOX). será que estou certa? Ambos podem ter reagido e causado todos esses sintomas?


Meus outros blogs

ovelha-negra.org condomínio de blogs da @kikaluthor