Adeus, Esmaltes da Kika

Como já deu pra perceber, o blog morreu. Não vou publicar mais nada por aqui, mas o Facebook e o Instagram continuam ativos e sendo atualizados de vez em quando.

A vida da gente muda, os interesses mudam, e eu cansei desse mundinhos de esmaltes. Ainda tenho os meus, ainda compro vidrinhos novos (embora bem menos porque penso bastante antes de comprar qualquer coisa), mas meu foco, meu interesse - e meu dinheiro - estão agora no Cozinha da Kika, meu blog de receitas. Vocês podem acompanhar o Cozinha da Kika também no Instagram e no Facebook.

Desafio 21 Dias – cumprindo mais algumas tarefas

Desafio 21 dias

Cumprindo várias tarefas do Desafio 21 Dias ao mesmo tempo hoje, enquanto meu cérebro ameaça derreter com esse calor maldito. Vamos lá.

Desafio 9 – Apresente-se!

Então. Eu não tinha uma página Sobre no blog até agora. Já rascunhei outras páginas (wishlist, links e pans), mas sei lá, nunca foi pra frente. Mas tá lá, Sobre o Esmaltes da Kika. Eu sei que ficou faltando foto, mas lembrem-se que eu sou uma pessoa cuzona misteriosa que odeia tirar foto mais que tudo na vida gosta de manter a aura de dúvida no ar. Na real, tô precisando é de um avatar novo pras redes sociais, mas como não faço idéia de como ele vai ser deixa a página sem nada mesmo (a quantidade de rodeio que a pessoa faz pra dizer “não vou botar foto no blog e pronto” né? hahahah).

Desafio 10 – Plano de emergência

Merdas acontecem. Como eu disse no post anterior, até uma simples unha quebrada pode me afastar do blog. Fora as crises de alergia que de vez em quando aparecem, e nessas horas eu gosto de cortar todos os cosméticos supérfluos, o que pode dar aí um mês ou dois sem esmaltes. O que, aliás, aconteceu outro dia.

Eu gosto de ter alguns posts agendados, assim se eu ficar uma semana ou duas longe da internet o blog continua funcionando. Os comentários já são moderados, e acho que ninguém vai morrer se comentar aqui e a mensagem não for publicada na hora. Se eu precisar ficar mesmo longe do blog, faço um post avisando ou passo login e senha pra alguém ativar o Maintenance Mode, plugin que eu tenho instalado e configurado (porém desativado) em todos os blogs. Se der, boto uma resposta automática (mandando as pessoas procurarem um alergista se tiverem dúvidas e entrarem em contato com o SAC do fabricante se quiserem saber onde comprar esmaltes, isso mata 95% dos e-mails que eu recebo hahaa). O domain tá renovado até 2013 (oi, sou gato escaldado) e o boletinho do host vai ser pago, então tá tudo mais ou menos ok. Eu acho.

Desafio 11 – Check-Up Completo

Como eu já disse umas novecentas e quinze vezes aqui, eu trabalho com internet. Tem alguns conceitos que eu já aplico automaticamente quando faço o layout pra um dos meus blogs. Mas vocês conhecem o ditado sobre casa de ferreiro né? Pra deixar o site alheio impecável e fazer merda no meu próprio blog é um pulinho. Achei essa checklist maravilhosa, todo mundo que tem blog deveria refletir sobre ela, e já deixei nos meus favoritos pra eu conferir cada vez que colocar um trabalho novo no ar.

Desafio 12 – O que eu aprendi com os blogs em 2011

Ai gente, não vamos levantar polêmica que isso aqui não é mamilos, tá? Já vamos deixar uma coisa bem clara: vou falar da minha experiência pessoal, ninguém é obrigado a concordar, cada um enxerga a blogosfera de um jeito. Não tô participando do desafio e refletindo sobre os blogs pra alfinetar ninguém não, mas se alguém se ofender com a minha opinião durante o processo, paciência.

Então, essas são as coisas que eu aprendi ou observei nos blogs no ano que passou.

1. Panelinhas existem e são necessárias. Nenhum blog é uma ilha, e a gente precisa de blogs amigos pra crescer. Não tem nada de errado com isso, muito pelo contrário que fazer o social com blogueiros que você gosta é uma delícia. Eu sou naturalmente anti-social e isso não é bom. Mas também sou cuzona e não faço social com gente que tem blog cagado (hahaha).

2. Marcas não são amigas. Você pode se dar muito bem com aquela assessora, mas ela está só fazendo o trabalho dela, que basicamente é ser paga pra ser simpática com você. Marcas são marcas. Empresas são empresas. Amigos são amigos. Seja você blogueira ou seja você funcionária de alguma marca, não misture as coisas (e por favor, não bote sua filha pré-adolescente pra cuidar das redes sociais da sua marca só porque ela passa o dia inteiro na internet, manda ela estudar primeiro pra parar de fazer cagada com a imagem da tua empresa).

3. As marcas esperam que você fale bem do produto delas. Pra ser clara, elas esperam que você puxe o saco incondicionamente, especialmente se você recebeu o produto pra avaliação. E aí não dá mais pra confiar cegamente na opinião de um blog que você encontrou pelo Google sem conhecer o background do blogueiro. Quem se fode com isso é o consumidor médio, que não necessariamente acompanha 30 ou 40 blogs todo dia e só quer saber se aquele produto presta ou não, mas pode cair num blog que fala bem de qualquer coisa que receba só pra agradar. E as empresas não estão preparadas pra lidar com uma opinião negativa, ao invés de tentar melhorar o produto vão te botar na lista negra e nunca mais te enviar presentinho. Ou te ameaçar de processo. Sua credibilidade vale um cosmético de R$ 10? Tem que ver issaí, colega.

4. Sorteio no blog não aumenta visitação e não te faz vender mais. Sorteio no blog só atrai gente interesseira que nunca leu teu blog na vida e nunca mais vai ler. Sorteio em que você depende de outra pessoa pra enviar o prêmio é uma bosta, porque o mundo tá cheio de oportunista querendo aparecer às custas do teu blog. E sorteio em que a blogueira precisa pagar o envio é ridículo. Então assim, eu posso estar cuspindo pra cima e cair na minha testa, mas sorteio é uma coisa que vocês não vão ver aqui no blog tão cedo (e se alguém deixar de acompanhar meu blog porque eu não sorteio esmalte, já vai tarde).

5. A impressão é que pra cada leitora fofa, que acompanha o teu blog mas não comenta, existem 10 seres desagradáveis que fazem comentários desnecessários ou te perguntam o que já foi dito no post. Mas felizmente é o contrário. E é pro primeiro grupo que a gente tem que manter o blog.

6. A pior idéia do mundo é criar um perfil no Facebook pro seu blog. Essa eu aprendi por uma inconveniente experiência própria. Um blog deve ter uma página, que é pra divulgar conteúdo e não pra ficar recebendo solicitação de joguinho e convite pra evento.

7. Quando seu blog cresce, você precisa ter estrutura. E estrutura custa dinheiro. Eu não estava disposta a assinar uma conta pro no Flickr, e quando o meu limite de 200 fotos estourou passei quase tudo pro Photobucket, que não tem limite de quantidade de fotos. Mas tem limite de banda! Estourei os 10GB mensais em 10 dias e fiquei os outros 20 com todas as fotos do blog fora do ar. Agora estou passando pro meu próprio host, no flog, o que vai custar dinheiro já que o espaço e banda que eu vou gastar com o blog vão aumentar pra caramba. Eu só queria ter prestado atenção ao detalhe do limite no Photobucket, assim teria me poupado do trabalho de revisar 90% do blog mudando o link das imagens. Agora eu tenho que fazer tudo de novo, e tô com uma puta preguiça.

Desafio 13 – Criar uma página de recursos

Acho legal ter umas páginas informativas no blog (imaginando que as pessoas prestem atenção no menu, né?). Já tinha pensado em transformar o post sobre alergia em uma página, talvez ainda faça isso, mas meu problema é as pessoas acharem que a informação que encontram na internet substitui uma visita ao médico alergista. Enfim, criei uma lista de todas as marcas de esmalte que já apareceram aqui no blog. Assim fica mais fácil das pessoas saberem que marcas eu conheço e quais marcas eu ainda não usei.

Desafio 14 – Os objetivos do blog

Nesta tarefa, previsamos definir ou rever os objetivos do blog. Acho que meus objetivos continuam os mesmos:

1. Informar pra quem acaba de descobrir a alergia a esmaltes que dá sim pra manter a vaidade, que existem várias opções de esmaltes pra gente, desde que a gente conheça bem a nossa alergia.
2. Enfiar na cabeça das pessoas que a internet não fez faculdade de medicina, e que por mais que seja legal acompanhar algumas dicas sobre alergia na internet nada substitui uma conversa com o médico alergista pra esclarecer nossas dúvidas (não tenho certeza se estou cumprindo este objetivo muito bem).
3. Ganhar com os anúncios um troco suficiente pra manter o blog no ar e, se der, mas só se der, tirar uma graninha pra colaborar com o meu vício xD

Bom, hoje é isso.


   

5 comentários para “Desafio 21 Dias – cumprindo mais algumas tarefas”

isabela

Nossa, eu sempre leio seu blog, geralmente pelo Google reader, assim já leio todos numa tacada só e não tnho q abrir blog por blog…. Nunca comento, mas achei mto legal vc comentar q o blog é feito pra gnt que gosta dele mas nem sempre comenta, e não pra umas malas e outras que não tem mais o q fazr…. tbm tnho alergia e já aprendi muito aqui, aproveito mto seus swatches na hora d escolher uma cor… Parabéns KIKA!

Amanda Mazzei

É, Kika, eu fiquei super curiosa quando você comentou lá no Blosque dizendo que muita gente podia se ofender com o seu texto, e a fofoqueira aqui foi correndoo ler, kkk
Eu já conhecia seu blog, por conta do desafio 21 dias anterior, que eu li toodos os posts, inclusive aquele que te aponta como a campeã, kkkk
E de vez em quando eu sempre tô aqui, já que eu adoro esmaltes, kkkk
Adorei também o seu design, coisa que eu tenho que melhorar muuuuuuito no meu blog, por que tá uma bosta frita.
Mas o que eu mais gostei aqui foi sua sinceridade. Super apoiado, tem que se falar tudo na lata mesmo, hahaha
Bjinhoos *-

Silmara

Nossa, Kika, sei q vai parecer ingenuidade minha dizer isso, mas, quanto trabalho dá manter um blog como o seu! É muuuita responsabilidade. Parabéns por fazer isso tão bem.

Sabrina

Sou daquelas leitora que acessa todo dia e nunca comenta e não tenho o que reclamar.
Gente chata vai aparecer sempre, parece que elas tem algum tipo de rastreador (vamos combinar que da vontade de explodir geral).
Não tenho alergia mas acho que o blog cumpre com todos os requisitos que você colocou acima.
Parabéns Kika! E ainda pretendo ler muitos posts por aqui (:

Kika

Brigada, Sabrina xD


Meus outros blogs

ovelha-negra.org condomínio de blogs da @kikaluthor